Fluxo

** Para visualizar o fluxograma em uma melhor resolução, abra-o em uma nova guia;

Critério de aprovação nas disciplinas

Aprovado sem prova final: média igual ou superior a 7,0 (sete).
Prova final: média aritmética inferior a 7,0 (sete) e igual ou superior a 4,0 (quatro). Para os alunos que ficarem para avaliação final, será considerado aprovado na disciplina aquele que alcançar média final entre avaliação final e a média aritmética das duas avaliações anteriores iguais ou superior a 5,0 (cinco).
Reprovado por insuficiência acadêmica o aluno que obtiver média aritmética inferior a 4,0 (quatro).

Atenção! Também será considerado reprovado o aluno que não frequentar 75% das aulas aferidas nas respectivas disciplinas. 


Atividades de Extensão – 380 horas/aula.

Composição da carga horária da extensão

– Laboratório de Criação e Produção em Cultura (disciplina obrigatória): 60h /aula;
– Disciplinas optativas de extensão de 30h ou 60h: mínimo 60 h/aula;
– Participação em projeto e/ou programas de extensão. Vejam a Ordem de Serviço Prograd e Proexc.

Observações:
Entre esses projetos, encontram-se as atividades desenvolvidas pelos estudantes no âmbito da empresa júnior (Lei 13.276, de 06 de abril de 2016).
As disciplinas obrigatória e optativas devem estar associadas aos programas ou projetos de extensão ou cultura formalmente registrados na Pró-reitora de Extensão e Cultural – ProExC .

Mais informações sobre editais de extensão e cultura.


Estágio Curricular Supervisionado (obrigatório) – 180h
(Resolução da Unirio de nº 3.872, de 01 de março de 2012)

Ocorre sob supervisão direta da instituição de ensino com companhamento individualizado durante o período de realização da atividade. Os alunos deverão preencher o plano de atividades com o supervisor da empresa e entregar o plano e os relatórios de avaliação para o professor responsável validar.

Observação:
As atividades de monitoria, iniciação científica e extensão poderão ser equiparadas ao estágio curricular supervisionado (Lei no 11.788, de 25 de Setembro de 2008, Art. 1º, § 3o).

Mais informações: convênios e estágios obrigatório e não obrigatório, editais de monitoria e outros e editais de iniciação científica.


Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)  – 60h/aula

TCC I (30h) – para alunos que tenha no mínimo 80% da carga horária integralizada: elaboração de projeto de TCC
TCC II (30h) – para alunos que tenham no mínimo 90% da carga horária integralizada: finalização do trabalho e apresentação.

A Diretrizes Gerais para o Trabalho de conclusão de Curso para os alunos da Engenharia são baseadas na Resolução nº 1.561, de 9 de janeiro de 1996.  Veja as orientações simplificadas, os modelos de anexos e o template de formatação do TCC.