Professores

O Curso de Engenharia de Produção conta com a contribuição de docentes departamentos abaixo, conforme as áreas de conhecimento das diversas disciplinas:

  • Departamento de Ciências do Ambiente (Instituto de Biologia);
  • Departamento de Ciências da Natureza (Instituto de Biologia);
  • Departamento de Física;
  • Departamento de Informática Aplicada.
  • Departamento de Matemática;
  • Departamento de Métodos Quantitativos.

Acórdão nº 2729/2017 – TCU – Atividades de ensino dos professores do Departamento de Engenharia de Produção (2019.2)


Docentes do Departamento de Engenharia de Produção

Andre Fernandes da Paz

 

Doutor em Engenharia de Produção (UFRJ). Professor e pesquisador focado no campo dos documentários interativos e imersivos, com uso de novas tecnologias no campo (Aplicativos, Realidade Virtual, Realidade Aumentada, Inteligência artificial, Metaverso). Professor de Produção Audiovisual e Laboratório de Criação e Produção Cultural. Ampla atuação em projetos de extensão.

E-mail: andredapaz@gmail.com

 

Andréa Soares Bonifácio

Doutora em Engenharia de Produção (UFRJ). Possui graduação em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1999), graduação em Economia pela Universidade Federal Fluminense (2001), mestrado em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Atualmente é professora Associada da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e coordenadora pro tempore do curso de Engenharia de Produção da UNIRIO. Leciona no curso de Engenharia de Produção – ênfase em Produção em Cultura. Tem experiência na área de Matemática, atuando principalmente em teoria espectral de grafos. Tem projetos nas áreas de Economia Criativa e Pesquisa Operacional. Atua também como avaliadora ad hoc do INEP.

E-mail: andreabonifacio@uniriotec.br

 

Andreia Ribeiro Ayres

Doutora em Engenharia de Produção (UFRJ). Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1994), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Pesquisadora colaboradora do Laboratório de Tecnologia e Desenvolvimento Social da COPPE/UFRJ e professora adjunta Departamento de Engenharia de Produção com habilitação em Produção em Cultura da UNIRIO. Suas áreas de interesse são economia da cultura, desenvolvimento socioeconômico e economia da tecnologia.

E-mail: andreia.ayres@uniriotec.br

 

Annibal José R. R. Scavarda Do Carmo

Doutor em Engenharia de Produção (PUC-Rio). Busca integrar sustentavelmente e tecnologicamente a academia e o mercado na promoção da saúde, da economia criativa e do esporte, por meio de suas disciplinas engenharia de serviços e produção cultural – música, promovendo a multidisciplinaridade local, regional, nacional e internacional. Suas áreas de interesse são engenharia de produção, com ênfase em gerência de operações, principalmente em gestão da cadeia de suprimentos focado na indústria de serviços com as lentes da sustentabilidade e da indústria 4.0 aplicados à saúde, à economia criativa e ao esporte.

E-mail: annibal.scavarda@unirio.br

 

Celso José Campos

Doutor em Engenharia de Produção (UFRJ), Mestre em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC / RJ (1984) Empresas da Fundação Getúlio Vargas – FGV / RJ (1972) e em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (1972). Atualmente Professor Associado II da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO e Avaliador do INEP / MEC. Autor de vários livros, sendo a obra mais marcante “A Organização Inconformista”, editado pela FGV, 2ª edição, em 2002.

E-mail: celso.campos@uniriotec.br

 

Fábio Antonio Vieira Pinto

Doutor em Engenharia Elétrica (UFRJ). Possui graduação em Engenharia Eletrônica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), mestrado no Programa de Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ (2001) e doutorado no Programa de Engenharia Elétrica da COPPE/UFRJ.

E-mail: phabio_vieira@yahoo.com.br

 

Heloísa Helena Albuquerque B. Q. Gonçalves

Doutora em Engenharia de Produção (UFRJ). Professora associada do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro-UNIRIO. Lider do Grupo de Pesquisa Produção e Economia de Comunhão. Coordenadora Geral dos Projetos de extensão e pesquisa Encontro de Engenharia no Entretenimento-3E/Unirio, Encontro de Iniciativas Ambientais Internas e Externas à UNIRIO-EIA, Encontro de Economia de Comunhão e suas Pontes Multidisciplinares.

E-mail: heloborges11@gmail.com

 

Manoel Silvestre Friques

Carioca, professor adjunto do Departamento de Engenharia de Produção (UNIRIO), do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena (PPGAC – UFRJ) e do Programa de Pós-Graduação em Memória Social (PPGMS – UNIRIO). Fez pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos Das Artes (UFF). Atualmente, realiza o segundo doutorado no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento do Instituto de Economia da UFRJ. Doutor em História da Arte pelo Programa de História Social da Cultura (Puc-Rio), foi Pesquisador Visitante da Columbia University (2015-2016) e da Université Paris-Nanterre (2019). Graduado em Artes Cênicas, habilitação em Teoria do Teatro, pela UNIRIO (2007) e em Engenharia de Produção pela UFRJ (2012). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas pela UNIRIO (2009).

E-mail: manoel.sousa@unirio.br

 

Mariza Costa Almeida

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Ceará (1982), mestrado em Desenvolvimento, Sociedade e Agricultura pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Engenharia de Produção, área Gestão da Inovação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004), Pós-doutorado no Georgia Institute of Technology, School of Public Policy.
Pós-Doutorado pelo Georgia Institute of Technology. Coordena o Grupo de Pesquisa CNPq Triple Helix International Research Group, responsável pelo projeto de implantação da Incubadora de Empresas da UNIRIO. É membro do Conselho Editorial International Journal of Technology and Globalisation (Harvard), atua como revisora de periódicos indexados internacionais

E-mail: mariza.almeida@uniriotec.br

 

Marcos Pereira Estellita Lins

Pós-Doutorado pelo University of Bath, U. B, Inglaterra. Realiza atividades acadêmicas sempre aplicadas a projetos com inovação e retorno social. Para isto, utilizam multimetodologia quali-quantitativa fundamentada nas Systems Science e Data Science. O paradigma baseado na natureza paradoxal da realidade é central para gerenciar polaridades, facilitar a abordagem crítica, transitando entre perspectivas e escalas no espaço-tempo. A ferramenta para operacionalizar esta proposta são os mapas cognitivos, que permitem conciliar a manutenção da operacionalidade e as intervenções evolutivas. Coordenador do grupo de pesquisa MULTIMETODOLOGIA SISTÊMICA E ANALÍTICA do Diretório CNPq.

E-mail: marcos.estellita.lins@gmail.com

 

Natália Luísa Felício Macedo Machado

Doutora em Administração de Empresas (FGV/EAESP). Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos e Graduada em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Ouro Preto. Atua como professora efetiva do curso de Engenharia de Produção na UNIRIO lecionando as disciplinas obrigatórias de Engenharia do Produto e Gestão de Projetos e também ocupa o cargo de Diretora Substituta da Escola de Engenharia de Produção. Desenvolve atividades de pesquisa nas áreas de estratégia organizacional, produto e gestão de pessoas e também participa como colaboradora do mestrado em Engenharia de Produção na UFOP. Destaque para o projeto de pesquisa em conjunto com a Profa Nina Saroldi que aborda de forma interdisciplinar as temáticas da produção cultural e engenharia do produto. Na extensão atua como vice-coordenadora do Programa Recosol.

E-mail: natalia.machado@unirio.br

 

Nina Reis Saroldi

Pós-Doutorado pela Hochschule für Grafik und Buchkunst. Atualmente, ocupa a Direção e a Chefia de Departamento da Escola. Como docente, leciona regularmente as disciplinas Produção Cultural I e Sociologia e Mercado da Cultura, e, eventualmente, oferece a disciplina Prática Extensionista. No vasto campo da produção cultural tem se dedicado, principalmente, à atuação e à pesquisa nas áreas de artes visuais e música, esta última em parceria com a Profa. Natália Machado. Entusiasta dos projetos interdisciplinares, procura integrar disciplinas, docentes e discentes em iniciativas que reforcem a particularidade do curso de EP com habilitação em Produção Cultural, seja em eventos ou colaborações de curta duração, seja em projetos de pesquisa mais duradouros. Na extensão, coordena o projeto @pensatasdapandemia – as mídias, um “guarda-chuva” que abriga projetos de podcast, lives, grupo de estudos e a editoria da conta @pensatasdapandemia no Instagram

E-mail: nina.saroldi@uniriotec.br

 

Paula Santos Ceryno

Doutora em Engenharia de Produção (PUC-Rio). Professora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Revisor de periódico International do International Journal of Physical Distribution & Logistics Management. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Gerência de Produção. Atuando principalmente nos seguintes temas: Supply Chain Management, Logística, Gestão da produção e Indústria Automotiva.

E-mail: paula.ceryno@unirio.br

 

Vicente Aguilar Nepomuceno De Oliveira

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense (2016). Desde 2014 é professor no departamento de Engenharia de Produção da UNIRIO. Tem atuado no intercâmbio entre a engenharia e as demandas dos movimentos sociais, com ênfase nos seguintes temas: Ergonomia, Formação, Autogestão, Economia Solidária e Tecnologia Social. Sua área de interesse em extensão é na assessoria técnicas aos coletivos de produção e comercialização da agricultura familiar. A construção de ferramentas gerenciais como tecnologias sociais, não ocorre de forma espontânea, é preciso pesquisa e construção coletiva para conhecer a realidade dos coletivos de produção e suas demandas, assim como, compreender as ferramentas gerenciais propostas pela engenharia de produção para adequá-las sociotécnicamente às demandas desses coletivos.

E-mail: vicente.nepomuceno@gmail.com

 

William David Morán Herrera

Doutor em População, Território e Estatísticas Públicas pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE). Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Graduação em Engenharia Industrial pela Universidad Nacional Mayor de San Marcos (UNMSM). Atualmente é professor concursado da Universidade Federal do Estado de Rio de Janeiro (UNIRIO). Com experiência na área de Produção, atuando principalmente nas seguintes áreas: Planejamento e Controle de Operações, Data Mining, Desenvolvimento Econômico e no estudo de indicadores socioeconômicos.

E-mail: william.herrera@unirio.br