Projetos Acadêmicos 2021

Projetos de Extensão:

  • Pensatas da Pandemia: atividade do Programa de Extensão Buglab (coordenado pelo Prof. André Paz) e coordenado pela Profa. Nina Saroldi.
    Postagens educativo-culturais e realização de lives sobre assuntos contemporâneos na conta @pensatasdapandemia no Instagram. Participação voluntária, com direito às respectivas horas computadas. 
  • Educação Financeira

    Coordenador: Prof. Helisson Coutinho
    Integrante: Profa. Andreia Ayres
    O projeto de extensão Educação Financeira visa criação e apresentação de palestras e mini-cursos elaborados pelos alunos para comunidade acadêmica e para sociedade. 
  • Projeto de Centro de Empreendedorismo
Coordenadora: Profa. Mariza Almeida
Criar um ambiente de estímulo ao empreendedorismo e à criatividade na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) cujos resultados transbordem para a sociedade por meio de um conjunto de ações integradas e complementares por meio da organização do Centro de Empreendedorismo que irá coordenar e agregar a formulação de propostas e execução das atividades voltadas a disseminar a cultura de empreendedorismo e inovação na Unirio.
Oportunidade para 2 alunos ou alunas como voluntários.
  • Programa RECOSOL – Programa Redes Colaborativas Solidárias

Coordenadora: Profa. Heloísa Helena A. B. Q. Gonçalves

Vice-coordenadora: Profa. Natália L. F Macedo Machado
Possui as seguintes atividades extensionistas: Projetos, cursos e oficinas, prestação de serviço.
  • Projeto de Observação e Laboratório de Estudo na Natureza (PoleN)
  • Projeto Cultura da Fraternidade em Prática –EdC
  • Evento Encontro de Iniciativas Ambientais internas e externas À Unirio-EIA
  • Evento Economia de Comunhão e suas Pontes Multidisciplinares- EdC em parceria com a Associação por uma economia de comunhão e com o Movimento dos Focolares
  • Evento Encontro de Engenharia no Entretenimento-3E/Unirio em parceria com CEFET/Nova Iguaçu
Projeto POLEN – Projeto de Observação e Laboratório de Estudo na Natureza

O objetivo geral é  promover ações extensionistas contemplando os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável, por observação em laboratório de estudo na natureza no Parque. O Propósito é potencializar a relação parque– universidade-associação de moradores, a fim de promover e difundir a tomada de consciência dos visitantes, moradores do entorno e estudantes envolvidos em ações de engenharia de produção e ambiental.

Projeto EdC – Cultura da Fraternidade em Campo

O objetivo é estimular a cultura da partilha da racionalidade capaz de comunhão, considerando pontes multidisciplinares, com a educação, comunicação, engenharia, arquitetura, direito, filosofia, ciências políticas, ciências sociais, ciências ambientais, tecnologias sociais, sejam no âmbito das relações organizacionais , seja no âmbito das relações sociais, seja no âmbito da relação com a natureza, com  mercado de trabalho, seja no âmbito da política.

Oportunidade para 3 alunos ou alunas voluntárias.

  • Os Engenheiros sem Fronteiras – RJ (ESF-RJ) são uma organização não governamental (ONG) que tem como objetivo combater a desigualdade social e lutar pelo desenvolvimento sustentável através da realização de projetos de engenharia na sociedade. O objetivo do Projeto de Extensão Voluntariado dos Engenheiros sem Fronteiras núcleo do Rio de Janeiro (PROVER) é aproximar os docentes e alunos da Unirio, a fim de que estes se disponham a atuar voluntariamente em ações de projetos dos ESF-RJ e obter apoio de voluntários engenheiros da mesma organização para atividades de projetos de extensão da UNIRIO.

 

  • Canto Com-Junto e seus Piqueniques Musicais

    De caráter inclusivo, o projeto é aberto a qualquer pessoa que se interesse em descobrir e desenvolver seus potenciais artísticos, expressivos e socioafetivos em um ambiente acolhedor sem qualquer tipo de seleção que não seja o simples desejo de cada um em participar.

    Interessada na genuína e possível expressão dos encontros – sem determinação prévia dos resultados – a atividade se coloca como um espaço de desenvolvimento transdisciplinar, estimulando todo tipo de contribuição trazida pelos participantes e, por isso, a metáfora “Piquenique” no título do projeto.