Projetos de Extensão

  • Assistência Técnica aos Coletivos Produção da Agricultura Familiar

    O projeto tem por objetivo, através de um processo dialógico de construção do conhecimento, promover habilidades e desenvolver ferramentas que auxiliem os agricultores na gestão da produção e comercialização de produtos agroecológicos, a partir de uma perspectiva cooperativa e autogestionária.

    Este trabalho, que abrange coletivos de produção de várias regiões do estado, é direcionado para os coletivos de produção oriundos de assentamentos da reforma agrária. No processo de assessoria, pretende-se contribuir na perspectiva de uma outra tecnologia, baseada também nos conhecimentos e culturas dos trabalhadores, que sirva à melhoria das condições de vida e trabalho dos pequenos agricultores agroecológicos.

    Coordenador: Prof. Vicente Nepomuceno

 

  • Educação Financeira

    O projeto de extensão Educação Financeira visa criação e apresentação de palestras e mini-cursos elaborados pelos alunos para comunidade acadêmica e para sociedade. Atualmente o projeto está no Instagram @edufin_unirio.

    Coordenador: Prof. Helisson Coutinho
    Vice-coordenadora: Profa. Andreia Ayres

 

  • Engenharias Culturais: Práticas de Gestão Cultural e a Transformação de Territórios

    O Curso de Engenharia Cultural nasce de uma parceria entre a UNIRIO, a Arena Dicró e o Observatório de Favelas que já possui alguns anos. O curso é, com isso, mais um capítulo desta parceria que, ao longo de sua existência, envolveu alguns professores e alunos do curso de Engenharia de Produção da UNIRIO. A parceria surgiu com a professora Andreia Ayres. Em seguida, o professor Manoel Friques começou a fazer parte da equipe, convidando o professor Vicente Nepomuceno para integrá-la também. O curso realizado pela Arena Carioca Dicró, através de parceria entre Observatório de Favelas e o curso de Engenharia de Produção da UNIRIO, faz parte do conjunto de atividades realizadas pelo espaço durante 2020 e 2021, com o objetivo de visibilizar e refletir sobre gestão cultural no Brasil hoje partindo da perspectiva de favelas e periferias e suas/seus sujeitas/sujeitos.

    Coordenador: Prof. Manoel Friques

 

  • Integra Rio

    Esse projeto de extensão faz parte de um projeto maior chamado Integra Rio. O Integra Rio busca ofertar atividades físicas a populações carentes através de núcleos estrategicamente posicionados na cidade do Rio de Janeiro. Dentro da perspectiva do Integra Rio esse projeto tem como  objetivo  desenvolver a de gestão de risco com foco na efetividade/ sustentabilidade de projetos sociais, para tanto serão estudados os critérios que definem a efetividade de um projeto social, buscando ressaltar os aspectos da sustentabilidade intrínsecos nesses critérios. Esses critérios serão traduzidos para a realidade do Integra Rio. Conhecido os critérios de efetividade e sustentabilidade do projeto, serão verificados os fatores de risco que podem inviabilizar sua efetividade e a sustentabilidade de seus resultados. Os riscos serão priorizados e a gerenciados. Propostas de mitigação serão apresentadas e caso aprovadas pela equipe do projeto, serão implementadas.

    Coordenadora: Profa. Paula Ceryno

 

  • Pensatas da Pandemia

    Neste projeto de Ensino, a professora coordenadora e a monitora da disciplina Produção Cultural I procuram atualizar, a cada semestre, o panorama da produção cultural contemporânea, tendo em vista o duro golpe que atingiu o setor com a pandemia iniciada em 2020. Mesmo vivendo um momento de recuperação, o setor cultural ainda enfrenta sérias dificuldades. Ao mesmo tempo, em algumas áreas, houve um verdadeiro boom criativo, junto com a descoberta de novas maneiras de produzir e distribuir bens culturais.

    Coordenadora: Profa. Nina Saroldi

     

  • Pesquisa Operacional para Todos

    Em função da carência de um ambiente de fácil acesso e com conteúdo de qualidade voltado para o ensino e pesquisa na área de Pesquisa Operacional, este projeto propõe inicialmente o desenvolvimento de páginas no Facebook e no Instagram, e a proposta futura é a criação de um website que possibilite disponibilizar um conjunto de materiais e ferramentas didáticas, bem como, possibilitar o compartilhamento de informações e experiências que auxiliem o aprendizado dos alunos e desperte o interesse em desenvolvimento de projetos nessa área. Mais especificamente, esses ambientes permitirão à alunos da UNIRIO e a todos que se interessam pela área, vídeo-aulas, códigos (em diferentes linguagens de programação) e oportunidades (palestras, seminários, projetos de ensino, pesquisa e extensão) relacionadas à pesquisa operacional..

    Coordenadora: Profa. Andréa Bonifácio

     

  • Programa Buglab III

    Desde 2017, os programas BugLab de extensão promovem a interação e colaboração entre alunos, pesquisadores, realizadores e público em projetos de divulgação e realização de obras interativas e imersivas com novas tecnologias. Buglab III alimenta as mídias sociais do Bug404 e gerencia os projetos Diálogos Interativos III e Mãos à Obra Interativa III.

    Este trabalho, que abrange coletivos de produção de várias regiões do estado, é direcionado para os coletivos de produção oriundos de assentamentos da reforma agrária. No processo de assessoria, pretende-se contribuir na perspectiva de uma outra tecnologia, baseada também nos conhecimentos e culturas dos trabalhadores, que sirva à melhoria das condições de vida e trabalho dos pequenos agricultores agroecológicos.

    Coordenador: Prof. André Paz

 

  • Programa RECOSOL – Programa Redes Colaborativas Solidárias

    Projeto POLEN – Projeto de Observação e Laboratório de Estudo na Natureza

    O objetivo geral é  promover ações extensionistas contemplando os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável, por observação em laboratório de estudo na natureza no Parque. O Propósito é potencializar a relação parque– universidade-associação de moradores, a fim de promover e difundir a tomada de consciência dos visitantes, moradores do entorno e estudantes envolvidos em ações de engenharia de produção e ambiental.

    Projeto EdC – Cultura da Fraternidade em Campo

    O objetivo é estimular a cultura da partilha da racionalidade capaz de comunhão, considerando pontes multidisciplinares, com a educação, comunicação, engenharia, arquitetura, direito, filosofia, ciências políticas, ciências sociais, ciências ambientais, tecnologias sociais, sejam no âmbito das relações organizacionais , seja no âmbito das relações sociais, seja no âmbito da relação com a natureza, com  mercado de trabalho, seja no âmbito da política.

    Projeto Prover– RJ (ESF-RJ) são uma organização não governamental (ONG) que tem como objetivo combater a desigualdade social e lutar pelo desenvolvimento sustentável através da realização de projetos de engenharia na sociedade. O objetivo do Projeto de Extensão Voluntariado dos Engenheiros sem Fronteiras núcleo do Rio de Janeiro (PROVER) é aproximar os docentes e alunos da Unirio, a fim de que estes se disponham a atuar voluntariamente em ações de projetos dos ESF-RJ e obter apoio de voluntários engenheiros da mesma organização para atividades de projetos de extensão da UNIRIO.

    Coordenadora: Profa. Heloísa Helena A. B. Q. Gonçalves

    Vice-coordenadora: Profa. Natália L. F Macedo Machado

     

  • Projeto Diálogos Interativos III

    Em 2022, o projeto realizará sessões do Cine Clube Bug XR. Cada sessão é composta por uma mostra gratuita, em um lugar específico (Praça, Centros Cultural, ONG, Escola, Metaverso), presencial ou virtual, acompanhada de eventos paralelos (palestras, debates ou oficinas) com pesquisadores, realizadores e empreendedores.

    Coordenador: Prof. André Paz

 

  • Projeto Mãos à Obra Interativa III

    Em 2022, o projeto Mãos à Obra Interativa III apoia e participa da produção de obras narrativas interativas e imersivas com propósito social com parceiros do Bug404 (Pequenas produtoras, ONGs, Coletivos, pesquisadores e empreendedores).

    Coordenador: Prof. André Paz