Projetos de Pesquisa

  • Estudo sobre Indicadores Culturais

    Estudar o setor cultural da perspectiva da produção, distribuição e consumo, a partir do Sistema de Informações e Indicadores Culturais, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (SIIC/IBGE).

    Coordenação: Profa. Andreia Ayres

    Integrante: Profa. Andréa Bonifácio

 

  • Gestão da Cadeia de Suprimentos da Indústria de Serviços

    Implicações teóricas e práticas sob as perspectivas da sustentabilidade e da quarta revolução industrial no setor da saúde.

    Coordenação: Prof. Anníbal Scavarda

 

  • Políticas Públicas para o Teatro Carioca: Um Estudo de Caso da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro

    O presente projeto  tem como objeto de pesquisa as políticas públicas para o teatro carioca implementadas pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC) do Rio de Janeiro. Pretende-se analisar e avaliar essas políticas tendo em vista algumas ações realizadas pelo órgão, em especial, a gestão da Rede Municipal de Teatros e os programas de fomento às artes cênicas. Para isso, será mobilizado um conjunto heterogêneo de teorias e ferramentas metodológicas de modo a fomentar uma reflexão a respeito das múltiplas interações entre estado, teatro, cultura e economia.

    Coordenação: Prof. Manoel Friques

 

  • Projeto de Ensino Excel Básico para Microeconomia

    O projeto tem o objetivo de desenvolver um material de apoio ao uso de Excel básico voltado para os conteúdos de microeconomia.

    Coordenação: Profa. Andreia Ayres

    Integrante: Discente Layla Chacor

 

  • Tecnologias Sociais e Trabalho: Limites para formar e transformar o trabalho nos coletivos de produção da agricultura familiar.

    O projeto surge com o objetivo de desenvolver os coletivos de produção da agricultura familiar por meio do desenvolvimento de tecnologias sociais voltadas para a melhoria desses coletivos. A adjetivação da tecnologia, como tecnologia social, é realizada para denotar o caráter participativo dessa construção, portanto a tecnologia que permitirá estruturar os coletivos de produção da agricultura familiar deverá ser construída com eles.

    Esse processo de desenvolvimento tecnológico deve andar junto com o processo de formação desses trabalhadores. Acreditamos que toda a tecnologia implementada deve alterar o processo de trabalho nesses coletivos de produção e ao mesmo tempo transformar as pessoas envolvidas. Chegamos então na nossa questão de pesquisa: como formar os agricultores familiares e transformar o seu trabalho, por meio do desenvolvimento e implementação de tecnologias sociais?

    Coordenação: Prof. Vicente Nepomuceno