Projetos de Pesquisa

  • Acesso à Internet e uso de tecnologias digitais para o setor cultural: o consumo de bens culturais digitais por uma abordagem socioeconômica
    As mídias e suportes tradicionais para o consumo de audiovisual e música tem uma trajetória descendente diante das possibilidades abertas pela internet, streaming, celular e Smart Tv. O objetivo da pesquisa é estudar o consumo cultural da perspectiva do acesso à internet e uso de tecnologias digitais com ênfase socioeconômica para abordagem de gênero e cor ou raça. A pesquisa aborda as desigualdades socioeconômicas e do acesso à internet e consumo de bens culturais de conteúdos digitais, a partir do dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre o Sistema de Informações e Indicadores Culturais (SIIC), Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Contínua), Desigualdades Sociais de Cor ou Raça, Indicadores sociais das mulheres no Brasil e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
    Coordenação: Profa. Andreia Ayres

 

  • Estudo sobre Indicadores Culturais
    Estudar o setor cultural da perspectiva da produção, distribuição e consumo, a partir do Sistema de Informações e Indicadores Culturais, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (SIIC/IBGE).
    Coordenação: Profa. Andreia Ayres
    Integrante: Profa. Andréa Bonifácio

     

  • Gestão da Cadeia de Suprimentos da Indústria de Serviços
    Implicações teóricas e práticas sob as perspectivas da sustentabilidade e da quarta revolução industrial no setor da saúde.
    Coordenação: Prof. Anníbal Scavarda

 

  • Políticas Públicas para o Teatro Carioca: Um Estudo de Caso da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro
    O presente projeto  tem como objeto de pesquisa as políticas públicas para o teatro carioca implementadas pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC) do Rio de Janeiro. Pretende-se analisar e avaliar essas políticas tendo em vista algumas ações realizadas pelo órgão, em especial, a gestão da Rede Municipal de Teatros e os programas de fomento às artes cênicas. Para isso, será mobilizado um conjunto heterogêneo de teorias e ferramentas metodológicas de modo a fomentar uma reflexão a respeito das múltiplas interações entre estado, teatro, cultura e economia.
    Coordenação: Prof. Manoel Friques

 

  • Projeto de Ensino Excel Básico para Microeconomia
    O projeto tem o objetivo de desenvolver um material de apoio ao uso de Excel básico voltado para os conteúdos de microeconomia.
    Coordenação: Profa. Andreia Ayres

 

  • Tecnologias Sociais e Trabalho: Limites para formar e transformar o trabalho nos coletivos de produção da agricultura familiar.
    O projeto surge com o objetivo de desenvolver os coletivos de produção da agricultura familiar por meio do desenvolvimento de tecnologias sociais voltadas para a melhoria desses coletivos. A adjetivação da tecnologia, como tecnologia social, é realizada para denotar o caráter participativo dessa construção, portanto a tecnologia que permitirá estruturar os coletivos de produção da agricultura familiar deverá ser construída com eles.Esse processo de desenvolvimento tecnológico deve andar junto com o processo de formação desses trabalhadores. Acreditamos que toda a tecnologia implementada deve alterar o processo de trabalho nesses coletivos de produção e ao mesmo tempo transformar as pessoas envolvidas. Chegamos então na nossa questão de pesquisa: como formar os agricultores familiares e transformar o seu trabalho, por meio do desenvolvimento e implementação de tecnologias sociais?
    Coordenação: Prof. Vicente Nepomuceno

 

  • Estruturação de Problemas Sociais Complexos

Aplicar multimetodologias quali-quantitativas para estabelecer o contexto de problemas complexos e sua interface com métodos formais de apioà decisão, geralmente quantitativos. Foram realizadas aplicações principalmente na área de saúde, nas instituições ABBR, INTO, Hospitais Gaffrée e Guinle e Clementino Fraga Filho.

Coordenação: Prof. Marcos Pereira Estellita Lins

 

  • Complexidade Econômica (CE)

De forma concisa pode-se dizer que a Complexidade Econômica (CE) expressa o grau de desenvolvimento econômico a partir da estrutura produtiva de um país. Na literatura pode ser encontrado que uma forma de determinar a CE é a partir de bancos de dados de exportações entre países. Se confia em que os produtos de exportação sejam uma forma sintética, não só de resumir o conhecimento tácito embutido na rede produtiva do país, mas também de resumir a aglutinação de cadeias produtivas que determinam a estrutura produtiva do país. Dessa forma, o projeto se propõe pesquisar o desenvolvimento econômico das regiões e estados brasileiros desde o ponto de vista da CE, buscando entender se a especialização regressiva é um fator que consegue explicar a queda do desenvolvimento econômico das regiões e estados brasileiros. A metodologia desta investigação com fins exploratórios é documental e bibliográfica, visando entender o marco histórico e normativo que está por trás do desenvolvimento econômico e o estado da arte do mesmo, mediante a coleta e análise de bancos de dados adequados para o tema. Além da pesquisa, outros produtos são também considerados, como a orientação de monografias ou dissertações que tenham como tema a CE ou o Desenvolvimento Econômico Brasileiro.

Coordenação: Prof. William Herrera

 

  • Análise dos ecossistemas de empreendedorismo e inovação de universidades empreendedoras no Brasil: desafios, obstáculos e oportunidades

Várias pesquisas abordam o papel das universidades empreendedoras e suas atividades centrais. Para Etzkowitz (1983) o ensino e a pesquisa se aliam à terceira missão, que envolve ações para o desenvolvimento de atividades empreendedoras e de ações sociais não-lucrativas. No Brasil, a maioria das pesquisas sobre o tema, possuem o formato de estudos de casos e abordam como as universidades construíram suas estruturas internas de apoio ao empreendedorismo e inovação, bem como a relação com as empresas e o governo, na busca do entendimento do impacto dessas instituições no desenvolvimento econômico e social local/regional. Um estudo mais abrangente sobre como esse processo tem sido implementado (Almeida, et al. 2022), gerou métricas de avaliação dos níveis de maturidade de universidades empreendedoras. O presente projeto de pesquisa diferencia-se de outras realizadas no país pois tem como objetivo pesquisar as dificuldades, desafios e obstáculos que as universidades brasileiras enfrentam para se tornarem universidades empreendedoras. De forma complementar, busca avaliar as oportunidades que podem ser criadas a partir da integração da missão das universidades empreendedoras com as necessidades sociais, ambientais, econômicas e novas tendências digitais no país. O método de pesquisa é quali-quantitativo. Propõe a elaboração de seis estudos de caso com as universidades brasileiras melhores posicionadas no Ranking do Times Higher Education para entender se a excelência em pesquisa ocorre em consonância com a postura empreendedora. Em paralelo, será realizada uma pesquisa quantitativa com as universidades com nota 4 e 5 na avaliação do Ministério da Educação para avaliar o estágio de maturidade de atividades empreendedoras desenvolvidas, comparando com resultados anteriores de 2015.

Coordenação: Prof. Mariza Costa Almeida