O Curso de Engenharia de Produção conta com a contribuição de docentes departamentos abaixo, conforme as áreas de conhecimento das diversas disciplinas:
- Departamento de Ciências do Ambiente (Instituto de Biologia);
- Departamento de Ciências da Natureza (Instituto de Biologia);
- Departamento de Física;
- Departamento de Informática Aplicada.
- Departamento de Matemática;
- Departamento de Métodos Quantitativos.
Acórdão nº 2729/2017 – TCU – Atividades de ensino dos professores do Departamento de Engenharia de Produção (2019.2)
Docentes do Departamento de Engenharia de Produção

Doutor em Engenharia de Produção (UFRJ). Professor e pesquisador focado no campo dos documentários interativos e imersivos, com uso de novas tecnologias no campo (Aplicativos, Realidade Virtual, Realidade Aumentada, Inteligência artificial, Metaverso). Professor de Produção Audiovisual e Laboratório de Criação e Produção Cultural. Ampla atuação em projetos de extensão.
E-mail: andredapaz@gmail.com
Doutora em Engenharia de Produção (UFRJ). Possui graduação em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1999), graduação em Economia pela Universidade Federal Fluminense (2001), mestrado em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Atualmente é professora Associada da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e coordenadora pro tempore do curso de Engenharia de Produção da UNIRIO. Leciona no curso de Engenharia de Produção – ênfase em Produção em Cultura. Tem experiência na área de Matemática, atuando principalmente em teoria espectral de grafos. Tem projetos nas áreas de Economia Criativa e Pesquisa Operacional. Atua também como avaliadora ad hoc do INEP.
E-mail: andreabonifacio@uniriotec.br
Doutora em Engenharia de Produção (UFRJ). Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1994), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Pesquisadora colaboradora do Laboratório de Tecnologia e Desenvolvimento Social da COPPE/UFRJ e professora adjunta Departamento de Engenharia de Produção com habilitação em Produção em Cultura da UNIRIO. Suas áreas de interesse são economia da cultura, desenvolvimento socioeconômico e economia da tecnologia.
E-mail: andreia.ayres@uniriotec.br
Annibal José R. R. Scavarda Do Carmo

Doutor em Engenharia de Produção (PUC-Rio). Busca integrar sustentavelmente e tecnologicamente a academia e o mercado na promoção da saúde, da economia criativa e do esporte, por meio de suas disciplinas engenharia de serviços e produção cultural – música, promovendo a multidisciplinaridade local, regional, nacional e internacional. Suas áreas de interesse são engenharia de produção, com ênfase em gerência de operações, principalmente em gestão da cadeia de suprimentos focado na indústria de serviços com as lentes da sustentabilidade e da indústria 4.0 aplicados à saúde, à economia criativa e ao esporte.
E-mail: annibal.scavarda@unirio.br
Professora adjunta do curso de Engenharia de Produção com habilitação em Produção em Cultura da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). É doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), mestre e graduada em Imagem e Som (UFSCar) e também graduada em Administração (FAM). Pesquisa a indústria cinematográfica brasileira, com foco nas redes de produção e distribuição, políticas públicas e relações de trabalho, unindo conhecimentos interdisciplinares. Atua ainda como montadora, editora de áudio e produtora audiovisual.
E-mail: debora.tano@unirio.br
Professora Adjunta do Curso de Engenharia de Produção na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, com Doutorado em Tecnologia e Utilização de Produtos Florestais pela Universidade Federal do Paraná e Mestrado em Tecnologia e Utilização de Produtos Florestais, pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Atualmente atua na área de Sustentabilidade, em projetos que buscam o aproveitamento de resíduos sólidos priorizando o baixo custo de produção, o reaproveitamento de resíduos materiais de diferentes origens e a inclusão social de pessoas em situação de vulnerabilidade.
Doutor em Engenharia Elétrica (UFRJ). Possui graduação em Engenharia Eletrônica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), mestrado no Programa de Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ (2001) e doutorado no Programa de Engenharia Elétrica da COPPE/UFRJ.
E-mail: phabio_vieira@yahoo.com.br
Heloísa Helena Albuquerque B. Q. Gonçalves
Doutora em Engenharia de Produção (UFRJ). Professora associada do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro-UNIRIO. Lider do Grupo de Pesquisa Produção e Economia de Comunhão. Coordenadora Geral dos Projetos de extensão e pesquisa Encontro de Engenharia no Entretenimento-3E/Unirio, Encontro de Iniciativas Ambientais Internas e Externas à UNIRIO-EIA, Encontro de Economia de Comunhão e suas Pontes Multidisciplinares.
E-mail: heloborges11@gmail.com

Carioca, professor adjunto do Departamento de Engenharia de Produção (UNIRIO), do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena (PPGAC – UFRJ) e do Programa de Pós-Graduação em Memória Social (PPGMS – UNIRIO). Fez pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos Das Artes (UFF). Atualmente, realiza o segundo doutorado no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento do Instituto de Economia da UFRJ. Doutor em História da Arte pelo Programa de História Social da Cultura (Puc-Rio), foi Pesquisador Visitante da Columbia University (2015-2016) e da Université Paris-Nanterre (2019). Graduado em Artes Cênicas, habilitação em Teoria do Teatro, pela UNIRIO (2007) e em Engenharia de Produção pela UFRJ (2012). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas pela UNIRIO (2009).
E-mail: manoel.sousa@unirio.br
Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Ceará (1982), mestrado em Desenvolvimento, Sociedade e Agricultura pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Engenharia de Produção, área Gestão da Inovação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004), Pós-doutorado no Georgia Institute of Technology, School of Public Policy.
Pós-Doutorado pelo Georgia Institute of Technology. Coordena o Grupo de Pesquisa CNPq Triple Helix International Research Group, responsável pelo projeto de implantação da Incubadora de Empresas da UNIRIO. É membro do Conselho Editorial International Journal of Technology and Globalisation (Harvard), atua como revisora de periódicos indexados internacionais
E-mail: mariza.almeida@uniriotec.br
Graduado em Engenharia Elétrica pela UFRJ, com mestrado em Planejamento Energético e doutorado em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ e pós doutorado na Universidade de Bath na Inglaterra. Trabalhou em empresas de energia: Nuclebrás, Light e Eletrobrás por 16 anos. Foi professor da UFRJ durante 20 anos, lecionando Estatística, Programação Linear e Multiobjetivo, Apoio Multicritério a Decisão, Simulação e Análise Envoltória de Dados. Coordenou e trabalhou em diversos projetos aplicados a problemas sociais, tendo publicado 70 artigos, sendo 40 em periódicos internacionais qualificados. Orientou 70 trabalhos de pesquisa em conclusão de cursos de pós-graduação e graduação. Hoje leciona na Unirio as disciplinas de Engenharia Econômica e Financeira e Simulação e Modelos Estocásticos. Nos últimos 20 anos tem se dedicado a pesquisas sobre sistemas sociais complexos, em particular o desenvolvimento das Inteligências Múltiplas, o uso da Teoria da Mente, Mapas Metacognitivos e os Paradoxos dos Sistemas Complexos, tendo publicado um livro sobre este tema: Estruturação de Problemas Sociais Complexos.
E-mail: marcos.estellita.lins@gmail.com
Natália Luísa Felício Macedo Machado
Doutora em Administração de Empresas (FGV/EAESP). Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos e Graduada em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Ouro Preto. Atua como professora efetiva do curso de Engenharia de Produção na UNIRIO lecionando as disciplinas obrigatórias de Engenharia do Produto e Gestão de Projetos e também ocupa o cargo de Diretora Substituta da Escola de Engenharia de Produção. Desenvolve atividades de pesquisa nas áreas de estratégia organizacional, produto e gestão de pessoas e também participa como colaboradora do mestrado em Engenharia de Produção na UFOP. Destaque para o projeto de pesquisa em conjunto com a Profa Nina Saroldi que aborda de forma interdisciplinar as temáticas da produção cultural e engenharia do produto. Na extensão atua como vice-coordenadora do Programa Recosol.
E-mail: natalia.machado@unirio.br

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1996), doutorado em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e pós-doutorado em Sociologia da Cultura pela Hochschule für Grafik und Buchkunst em Leipzig, Alemanha (2015), sob orientação do Prof. Dr. Christoph Türcke (bolsa CAPES modalidade Estágio Sênior, proc. n 2467/14-3). É professora associada da UNIRIO e atualmente diretora substituta da Escola de Engenharia de Produção com ênfase em Produção Cultural. É organizadora e autora da coleção “Para ler Freud”, da editora Civilização Brasileira, apresentadora e consultora de conteúdo da série “Para ver Freud”, produzida pela Giros Filmes e exibida pelo canal Curta!. É cantora bissexta e produz suas faixas de modo independente. Nas áreas da produção cultural e da sociologia da cultura, foco de seus estudos e de sua prática extensionista e “militante”, dedica-se atualmente aos campos da leitura e da arte visual contemporânea.
E-mail: nina.saroldi@uniriotec.br
Doutora em Engenharia de Produção (PUC-Rio). Professora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Revisor de periódico International do International Journal of Physical Distribution & Logistics Management. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Gerência de Produção. Atuando principalmente nos seguintes temas: Supply Chain Management, Logística, Gestão da produção e Indústria Automotiva.
E-mail: paula.ceryno@unirio.br
Professor do Departamento de Engenharia de Produção (Habilitação Produção em Cultura) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), Coordenador da Diretoria de Inovação Tecnológica, Cultural e Social vinculada à Pró-reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação. Professor permanente desde 2015 do Programa de Pós-graduação em Gestão e Estratégia da UFRRJ. Economista (UFRJ) com mestrado (TEP/UFF) e doutorado (PEP/COPPE/UFRJ) em engenharia de produção, atua há vinte anos em atividades de ensino, pesquisa e extensão em temas relacionados à inovação e ao empreendedorismo. Pós doutorado no Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território da Universidade de Aveiro em Portugal, Pós doutorado no Research Policy Institute da Universidade de Lund na Suécia (Bolsista CAPES)
E-mail: thiagorenault@unirio.br
Vicente Aguilar Nepomuceno De Oliveira

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense (2016). Desde 2014 é professor no departamento de Engenharia de Produção da UNIRIO. Tem atuado no intercâmbio entre a engenharia e as demandas dos movimentos sociais, com ênfase nos seguintes temas: Ergonomia, Formação, Autogestão, Economia Solidária e Tecnologia Social. Sua área de interesse em extensão é na assessoria técnicas aos coletivos de produção e comercialização da agricultura familiar. A construção de ferramentas gerenciais como tecnologias sociais, não ocorre de forma espontânea, é preciso pesquisa e construção coletiva para conhecer a realidade dos coletivos de produção e suas demandas, assim como, compreender as ferramentas gerenciais propostas pela engenharia de produção para adequá-las sociotécnicamente às demandas desses coletivos.
E-mail: vicente.nepomuceno@gmail.com
Doutor em População, Território e Estatísticas Públicas pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE). Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Graduação em Engenharia Industrial pela Universidad Nacional Mayor de San Marcos (UNMSM). Atualmente é professor concursado da Universidade Federal do Estado de Rio de Janeiro (UNIRIO). Com experiência na área de Produção, atuando principalmente nas seguintes áreas: Planejamento e Controle de Operações, Data Mining, Desenvolvimento Econômico e no estudo de indicadores socioeconômicos.
E-mail: william.herrera@unirio.br